sábado, 6 de fevereiro de 2010

O que é Gnose?

-->





" Ó homem, conhece-te a ti mesmo, e conhecerás os Deuses e o Universo" - Inscrição no templo de Delphos, Grécia.





O que é Gnose?

A palavra GNOSE ou GNOSIS significa sabedoria. É a busca por um profundo conhecimento de si mesmo e do universo. Esse conhecimento nos permite entender o que se passa em nosso interior, ou seja, nossos pensamentos, sentimentos e o porque de nossas ações; e também saber mais sobre tudo o que está ao nosso redor, sobre as pessoas, as plantas, os animais...

Quantas vezes já ouvimos ou nos fizemos as perguntas: Para que estamos vivos? Porque existe o mal no mundo? O que acontece depois da morte? Estudando a gnose poderemos encontrar resposta para estas questões, e ainda, melhorar nosso relacionamento com as outras pessoas, ter mais saúde, e o que é mais importante: encontrar o equilíbrio interior.
Esta sabedoria não é de hoje, é tão antiga quanto à própria humanidade. É capaz de mudar a nossa vida e está esperando por nós em suas quatro colunas: Ciência, Filosofia, Arte e Mística.
Ciência é a investigação, comprovação. É desvendar os mistérios da vida e da morte, verificar as leis que regem a natureza, descobrir outras dimensões. Para isso, não precisamos de microscópios ou fórmulas, mas sim, de capacidades naturais do ser humano, como o desdobramento astral consciente, a concentração, a intuição, a clarividência. Poderes hoje atrofiados, mas que com esforço podemos desenvolver.

A Filosofia nos propõe dois caminhos: SER ou NÃO SER? Escolher o Não Ser, é optar por viverem presos aos nossos medos, dores, angústias, ressentimentos, apegos, etc. Ao invés disto, podemos escolher o caminho do Ser, e encontrar a verdade que está escondida em cada um de nós, o nosso Íntimo.

Já nas obras de Arte, o artista expressa aquilo que leva em seu interior. Se o artísta é um Mestre, pode nos transmitir uma grande sabedoria. Aprendendo a apreciar os quadros de Leonardo da Vinci, a sinfonia de Mozart, as esculturas gregas, vai descobrir o ensinamento que está ali oculto, e sentir emoções sublimes, superiores.

E quando nos referimos a Mística, falamos de nossa união com o Divino que há dentro de nós, o nosso Real Ser. Ser místico é poder conversar com os Anjos, é saber meditar,





Revolução da Consciência.
Os três fatores

Os Três fatores de REVOLUÇÃO DA CONSCIÊNCIA são ensinamentos que nos podem autorgar, a real auto-realização íntima do SER.
Em sua ordem, estes ensinamentos são: Morte dos defeitos, Alquimia e Sacrifício pela humanidade.
A Morte se relaciona com a eliminação de todos os agregados psicológicos que em nossa psique carregamos os chamados "EUS".
A Alquimia Sexual se relaciona com a construção de corpos existenciais superiores, para a manifestação do SER.
E o Sacrifício, é a divulgação deste ensinamento, de forma gratuita, para todos os seres humanos.
Jesus resume os Três fatores na seguinte frase, em Marcos, "Se alguém quiser vir após mim, negue-se a si mesmo, tome sua cruz, e siga-me".
Interessante notar, que todo o conhecimento crístico do grande Jesus de Nazaré, tem sua síntese maravilhosa no conhecimento Gnóstico.

Bom, espero que  que isso não te assuste, mas no decorrer, vou te explicando, pois tudo tem uma razão de ser.
Te adianto que a gnose dá todos os métodos para um verdadeiro autoconhecimento.
http://gfx2.hotmail.com/mail/w3/ltr/emoticons/star.gifAberto às perguntas.








2 comentários: